06 setembro, 2009

Feitiçaria

Feiticeiros e feiticeiras ainda existem e vivem entre nós, em pleno sec XXI. Mais do que simples crendices, a magia ganhou e ganha cada vez mais espaço em nossa sociedade.

Alcançando resultados que a ciência não consegue explicar mas que tem dado provas de sucesso ao longo dos séculos, a Magia sobreviveu ás perseguições da Idade Media, ao racionalismo empírico do Sec XIX e mesmo ao espantoso progresso tecnológico do sec XX. Se a Magia não funcionasse, ninguém recorreria a ela, da mesma forma que se os carros não funcionassem, ninguém os compraria e conduziria.

A Magia segundo os feiticeiros é a capacidade de manipular forças que podem ser espirituais ou da natureza, para obter fenómenos ditos sobrenaturais.

É uma arte, ou ciência que se aprende.


Dessa forma, qualquer um pode aprender a feitiçaria, mas como em qualquer "profissão" as pessoas podem possuir maior ou menor talento, existindo desde os verdadeiros "genios" da feitiçaria, até aos mais medíocres praticantes. Da mesma forma que muitos estudam e exercem ciências, mas nem todos podem ser um DaVinci ou um Einstein, igualmente muitos praticam a magia, sendo que uns tem elevados níveis de sucesso e outros nem por isso….

A Magia é maioritariamente ritualista. Ou seja, os efeitos mágicos são obtidos através de rituais, ou amuletos e talismãs, os quais são criados por outros rituais. A Magia também muitas vezes depende de produtos místicos secretos, cujas as propriedades são desconhecidas pela ciência mas que operam milagres aparentemente sobrenaturais.
Os rituais são necessários para focalizar o poder espiritual dos feiticeiros
e concentrar suas forças para que efeitos desejados possam ser obtidos.

Apenas os feiticeiros que já são mestres podem prescindir dos rituais, mas mesmo eles preferem utilizá-los para os efeitos mais complexos.

Existe um número limitado de efeitos mágicos possíveis. Ao longo dos séculos, em várias partes do mundo, os feiticeiros e feiticeiras tentaram sempre produzir os mesmos resultados. Embora as características dos rituais realizados variem de culto para culto, ou de teologia para teologia, de acordo com a cultura em que o feiticeiro se encontra inserido, os objectivos da magia são universais e podem-se definir muito sinteticamente. 
Do Voodoo ao Kimbanda, da magia celta á Santeria á magia árabe , etc… todos os rituais e processos mágicos visam, usando o poder do feiticeiro, invocar forças espirituais que façam produzir um certo fim aparentemente impossível de obter por meios normais.

E esses fins, independentemente das culturas variarem, são sempre os mesmos. Por exemplo, por mais que variem os rituais envolvidos, fazer chover para salvar uma plantação, sempre será fazer chover para salvar uma plantação seja na China, ou em Africa, ou na Europa, ou na América.

Uma coisa é certa:

A ciência e tecnologia dependem de resultados. Hoje em dias todos acreditam na ciência, porque ela produz resultados tecnológicos como telemóveis, carros, aviões, etc…. Caso contrario ninguém se importaria com a ciência.

Pois a magia nessa perspectiva obedece ao mesmo princípio.

Se a tecnologia não tivesse permitido construir computadores e uma rede de Internet que funcionassem, hoje ninguém estaria sentado diante de um ecrãs a «teclar» por mero masoquismo ou por pura fé…. Simplesmente ninguém usaria uma coisa que não funciona.

Com a Magia passa-se o mesmo.

E das duas uma:
- se queremos fazer chover com recurso a um feitiço, no final só podem acontecer duas coisas:

- ou chove, ou não chove

E é claro que chove, porque senão ninguém pagaria um feiticeiro a peso de ouro, simplesmente para ficar a ver o céu. As pessoas, ( ao contrario do que defendem certos intelectuais), não são estúpidas e ninguém recorreria a feiticeiros e feiticeiras se não vissem resultados, da mesma forma que ninguém comprava telemóveis se eles não funcionassem...

Um comentário:

  1. Bruxos e bruxas, magos de todas as tradições, destrambelhados ou eficientemente perfeitos.
    Uma coisa é certa em todos esses praticantes de magia; é a fé que todos nós carregamos em nossos corações que a enrgia que lançamos no universo terá seu efeito num curto ou num longo espaço de tempo.
    Aqueles que desejam ingressar nas veredas do caminho mágick tenham em seu caminhar três hábitos incorruptíveis: A Fé naquilo que faz, a perseverança na trilha da liberdade do espírito e reflexão dia e noite nas situações do seu dia-a-dia.

    Uma profunda paz no coração de todos!

    ResponderExcluir